A Prefeitura deu início, nesta segunda-feira (19), à 1ª edição dos Jogos Escolares do Município de Alvorada (JEMA). Alunos de 35 escolas municipais, estaduais e particulares participaram da cerimônia no Ginásio Municipal Tancredo Neves. Coube ao prefeito Douglas Martello fazer o anúncio de abertura oficial das competições.
“Esse tipo de atividade representa exatamente o que queremos para a nossa cidade. Porque o esporte ensina respeito, trabalho em equipe e superação — e são esses valores que constroem uma sociedade melhor. Vamos seguir investindo para que mais jovens tenham essas oportunidades de crescer dentro e fora das quadras”, afirmou o prefeito.
Promovido pela transversalidade entre as secretarias de Educação e de Esporte, Cultura e Juventude, o JEMA funciona como a etapa municipal dos JERGS. Os campeões se classificarão para a fase da 28ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), que envolve também Cachoeirinha, Glorinha, Gravataí e Viamão. Os campeões seguirão para as disputas regionais, que classificarão os melhores para as competições estaduais.
O secretário de Educação, Italo Mainieri, explicou que o evento vem sendo idealizado desde o início do ano. “Ensinar por meio do esporte é, sem dúvida, uma das melhores práticas educacionais. Por ele, nossas crianças aprendem valores como resiliência, companheirismo, respeito, saber ganhar e saber perder. Essas disputas fortalecerão os alunos para os Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS), que acontecerão no segundo semestre”.
As disputas de xadrez marcaram o primeiro dia dos Jogos. Durante a semana, os ginásios Tancredo Neves e Djalma Neves sediarão partidas de futsal, vôlei, basquete e handebol com as escolas estaduais e particulares. Os alunos da rede municipal voltarão a se encontrar em 26 de maio. As disputas ocorrerão nas categorias Infantil e Juvenil, no feminino e masculino. A entrega de todas as premiações ocorrerão em 30 de maio.
O secretário de Cultura, Esporte e Juventude, Nato Werlang, ressalta que os Jogos Escolares são o resultado do planejamento entre as secretarias. “E demonstra o nosso compromisso com a inclusão e a juventude de Alvorada. Aqui, cada criança e jovem tem espaço para participar, crescer e se superar. Mais do que competir, eles aprendem valores, fazem amizades e se sentem parte de algo maior”, completou.
Oportunidade para futuros esportistas
O juramento do atleta foi lido pela alvoradense jogadora de vôlei profissional do São Caetano, time de São Paulo, Kauany Fonseca. A ex-aluna da EMEF Dom Pedro II disse que o interesse pela modalidade veio justamente pelos JERGS. A oportunidade para fazer a seleção do Grêmio Náutico União (GNU), em Porto Alegre, onde começou sua carreira, veio por indicação do professor Luiz César.
“Voltar em Alvorada, é saber que assim, é inspirar outras pessoas para que também saibam que é possível. Porque, às vezes, não tem contato próximo com alguém ou acha que é uma coisa inalcançável. Mas, sim, é muito possível”, afirmou Kauany.
Dando os primeiros passos no esporte, com 11 anos, João Victor de Lima, está otimista com a competição. “Eu tô com bastante esperança que minha equipe vai ganhar e eu espero trazer uma boa medalha pra casa”, falou o aluno do 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Emília de Oliveira.
Fonte: Prefeitura de Alvorada