Foto: Iago de Campos

Por Iago de Campos

Na manhã desta sexta-feira (23), o governador Eduardo Leite anunciou a entrega de um conjunto expressivo de equipamentos para reforçar a segurança pública do Rio Grande do Sul. Em cerimônia realizada com os secretários Sandro Caron (Segurança Pública) e Jorge Pozzobom (Sistemas Penal e Socioeducativo), foram apresentados os novos recursos que beneficiarão tanto as forças policiais quanto o sistema prisional do Estado.

Entre os itens entregues estão 242 viaturas, um helicóptero e diversos equipamentos, como kits de tecnologia antidrone, botes, armamentos e escudos balísticos, destinados à Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Instituto-Geral de Perícias. A Polícia Penal, vinculada à SSPS, receberá 29 viaturas-cela semiblindadas, oito ônibus, um guincho e três kits de tecnologia antidrone.

O investimento total na primeira entrega é de R$ 140 milhões, parte deles oriundos de recursos do Fundo de Reconstrução do Estado, e tem como objetivo ampliar a capacidade operacional das forças de segurança em todas as regiões do Rio Grande do Sul. Segundo o governador do Estado, foram autorizados R$ 1 bilhão de reais em investimentos em equipamentos para as forças de segurança.

Durante a coletiva de imprensa, o governador Eduardo Leite destacou os avanços obtidos na segurança pública nos últimos anos, especialmente na Região Metropolitana. “Tivemos tido bons avanços de indicadores na área de segurança pública, incluindo a Região Metropolitana. Alvorada, por exemplo, que era um dos municípios mais inseguros do Brasil, saiu dessa lista ao longo desses últimos anos. E agora temos equipamentos que serão entregues a todas as regiões, incluindo a Metropolitana, onde vive quase 40% da população gaúcha”, afirmou.