Foto: Diego Vicente/Prefeitura de Alvorada

Com o aumento de automóveis abandonados nas vias públicas de Alvorada — causadores de acúmulo de lixo, proliferação de doenças, furtos a céu aberto e até dificuldades no fluxo das ruas —, a Guarda Municipal de Trânsito lançou, na última quinta-feira (15), a Operação Veículo Fantasma. A ação tem como objetivo identificar e recolher automóveis abandonados nas ruas do município.

Ao todo, foram emitidas 21 notificações aos veículos que puderam ser identificados. Um deles foi recolhido por estar em estado crítico de abandono.

Os agentes vistoriaram quatro pontos que já estavam sob observação, cada um localizado em um bairro diferente. O carro apreendido estava no bairro Americana, na Rua Caetano Dihl. Tratava-se de um Renault Megani, completamente destruído, sem rodas, vidros e com o interior tomado por lixo, o que gerava foco de dengue e outros riscos à saúde pública. Devido ao seu estado, não foi possível identificar o número do chassi. O veículo foi removido do local com o auxílio de um guincho.

O comandante da Guarda Municipal de Trânsito, Jaison Pletsch, destacou a importância da operação:
“A Operação Veículo Fantasma tem o propósito de limpar as vias públicas da cidade, contribuindo para a organização urbana, a segurança e o bem-estar da população. Veículo abandonado não é apenas um problema visual, mas também uma ameaça à saúde e à segurança”, afirmou.

Outro ponto considerado crítico estava no bairro Jardim Algarve, onde uma espécie de oficina e depósito informal foi denunciada por acúmulo de empilhadeiras abandonado. No local, dez empilhadeiras em estado de abandono foram vistoriadas. Na mesma rua um veículo modelo Gol, também estava abandonado por outro proprietário. Ambos os donos foram notificados para remover todos os equipamentos e veículos.

Além desses pontos, mais dois locais foram alvo de notificações. Um deles, ainda no bairro Americana, abrigava nove fuscas estacionados sobre as calçadas, ocupando todo o espaço destinado à circulação de pedestres. O último veículo abordado no primeiro dia da operação foi encontrado no bairro Maringá: um Fiat Uno abandonado em uma ladeira, dificultando a passagem de pedestres e motoristas.

O secretário adjunto de Segurança e Mobilidade Urbana, Luis Ernesto Zottis, reforçou a relevância da ação:
“O principal propósito da Operação Veículo Fantasma é garantir sensação de segurança aos moradores. Carros abandonados estimulam furtos, roubos e favorecem o descontrole urbano, além de servirem como criadouros de doenças. Estamos trabalhando para devolver a cidade aos cidadãos.”

Todos os proprietários notificados receberam prazo legal para a retirada dos veículos. Caso não cumpram, a Guarda Municipal de Trânsito retornará aos locais para realizar a remoção forçada dos automóveis.

Com informações da Prefeitura de Alvorada.