Foto: Divulgação

Os alunos das escolas da rede municipal de Alvorada que desejam participar de atividades da Escola Municipal de Música de Alvorada (EMMA) Pedro Farias já podem se inscrever. O prazo seguirá aberto até 14 de março. As aulas, que envolvem conteúdos de arte, de cultura, de educação e de música, incluindo leitura e escrita musical, práticas de instrumentos e de conjuntos, começarão em 17 de março, no CEU das Artes (Rua Santa Catarina, 80).

As atividades, que são gratuitas, marcam o início de utilização do novo espaço destinado à escola, ligada às secretarias de Educação e de Cultura (SMED), Esporte e Juventude (SMCEJ). Com duração de quatro horas, os encontros acontecerão uma vez por semana, no turno inverso, podendo ser pela manhã ou à tarde.

“Na escola, crianças, jovens e adultos têm a oportunidade de explorar a música como forma de expressão e transformação social. É nosso compromisso fortalecer a educação musical em nossa cidade, oferecendo ensino de qualidade e incentivando a arte como um caminho para o futuro”, destacou o secretário de Educação, Italo Mainieri.

Conforme o superintendente cultural da SMCEJ, Beto Camparra, a revitalização da sala para sediar a EMMA mostra o compromisso da Prefeitura com a arte e a educação. “Estamos proporcionando melhores condições para nossos alunos e fortalecendo a música como parte essencial da identidade da nossa cidade. Seguimos investindo na cultura como ferramenta de transformação e inclusão social”, ressaltou.

Podem se inscrever estudantes do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Serão oferecidas aulas de violão, ukulele, guitarra, baixo, bateria, pandeiro, violino, teclado, canto coral, teoria musical e partitura, dança de maracatu, percussão, entre outras. Para realizar as inscrições, os interessados devem se dirigir à sede da EMMA com documento de identificação. Para mais informações, interessados devem falar com José Ramos, diretor da EMMA, pelo WhatsApp: (51) 98583-5055.

José Ramos destaca a importância do ensino para a formação sociocultural de crianças e jovens nas escolas. “O acesso ao aprendizado da arte e educação musical oportuniza o desenvolvimento cognitivo e emocional, a inclusão, o respeito à diversidade e pode fazer a diferença na comunidade, transformando cenários sociais e inspirando vidas”, destacou.

Fonte: Prefeitura de Alvorada