Evento ofereceu 280 vagas em diversos setores e contou com a participação de empresas e trabalhadores em busca de oportunidade no mercado formal.
O primeiro Feirão de Empregos de 2026 reuniu centenas de pessoas no Ginásio Municipal Tancredo Neves, em Alvorada, na Região Metropolitana de Porto Alegre, nesta quinta-feira (19). O evento disponibilizou cerca de 280 vagas em diferentes setores, como comércio, indústria e serviços, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Roberto Silveira.
De acordo com o secretário, os feirões fazem parte de uma estratégia contínua de incentivo ao crescimento econômico do município. “Além dos feirões, que promovemos desde o ano passado, realizamos recrutamentos todas as semanas no Sine/FGTAS e também junto aos Cras do município. Também buscamos qualificar e ofertar mão de obra capacitada ao empresariado de Alvorada, com cursos em parceria com Senai e Senac”, afirmou.
Roberto destacou ainda que o município tem adotado medidas para facilitar o empreendedorismo local. “Por meio da Lei de Liberdade Econômica, temos incentivado a regularização e a formalização de empresas, além da redução da burocracia. Com isso, buscamos ampliar a geração de receita e de empregos no município”, explicou.
Gabriela Souza, assistente de Recursos Humanos de uma empresa do setor da construção civil, destacou as competências mais valorizadas nos candidatos. “Ética, respeito e conhecimentos básicos na área”, afirmou.
Tatiane Tedesco, analista de Recursos Humanos de uma rede de supermercados, ressaltou que a empresa não exige experiência prévia. “Temos um processo de aprendizagem no qual capacitamos a pessoa que ainda não tem conhecimento, por exemplo, na área de padaria. Ela pode ter grandes chances de crescimento dentro da loja e em outros setores”, explicou.
A moradora Vera Maria também participou do feirão. Ela contou que está há 15 anos fora do mercado de trabalho. “Minha filha nasceu com deficiência. Agora que ela está se recuperando, estou procurando emprego”, relatou. Vera elogiou a iniciativa. “Achei muito bom, principalmente para as pessoas que moram aqui na cidade”, concluiu.

