Entre os dias 13, 14 e 16 de fevereiro, a Guarda Civil Municipal e a Guarda Municipal de Trânsito realizaram ações da Operação Esforço Concentrado no bairro Sumaré, em Alvorada, na Região Metropolitana de Porto Alegre. A iniciativa teve como foco principal a fiscalização para coibir a perturbação do sossego e outros crimes, com atenção especial também à área central do município, que registra histórico desse tipo de ocorrência.
Durante os três dias de operação, foram abordados 244 veículos e identificadas 270 pessoas. Ao todo, 21 veículos foram recolhidos por sanções administrativas. Além disso, 29 condutores recusaram a realização do teste do etilômetro e foram autuados conforme a legislação vigente. Duas pessoas foram presas ao longo das ações.
No dia 13 de fevereiro, seis motoristas se recusaram a fazer o teste do etilômetro. Como resultado, foram aplicadas as autuações cabíveis e seis veículos acabaram recolhidos.
Já na noite de 14 de fevereiro, nove condutores recusaram o teste e sete veículos foram recolhidos. Durante a ação, os agentes também apreenderam um revólver calibre 38, um simulacro de arma de fogo e diversos aparelhos celulares. Dois homens foram detidos; um deles permaneceu preso, enquanto o outro responderá ao processo em liberdade.
No dia 16 de fevereiro, foram registradas 14 recusas ao teste do etilômetro e oito veículos recolhidos. Um homem foi detido após tentar fugir da blitz. Ele foi alcançado pelos agentes e autuado por alcoolemia, resistência e desobediência.
A Operação Esforço Concentrado integra as ações permanentes de fiscalização e patrulhamento ostensivo realizadas em Alvorada, com o objetivo de reforçar a segurança pública e preservar a ordem no município.

